ligacearense.com.br

Liga Cearense de Futebol Society | Liga Futsal de Fortaleza




Notícias

23/08/2019 - 08:20:00

Na mira do Atalanta, Luan vai para o fim da fila e sobra até de substituições do Grêmio

.

Jogo decisivo, adversário fechado, time precisando de criatividade… Há bem pouco tempo atrás, esse cenário tinha uma resposta óbvia: Luan. Recaía sobre o camisa 7 a responsabilidade de desamarrar o Grêmio e criar oportunidades de gol. Mas na derrota para o Palmeiras, na última terça, pelas quartas de final da Libertadores, isso não ocorreu. Renato Gaúcho preferiu não usá-lo.

Desde a volta da parada para a Copa América, foi a segunda vez que Luan não saiu do banco de reservas nos 12 jogos disputados pelo Grêmio. A outra partida foi também pela Libertadores, na vitória por 2 a 0 sobre o Libertad, na Arena.

Os dois jogos têm algo em comum: Renato precisou queimar uma substituição. Contra os paraguaios, Geromel foi expulso e forçou a recomposição da defesa. Na terça, Cortez saiu machucado para a entrada de Juninho Capixaba. No entanto, as trocas seguintes deixaram claro que Luan não é mais a primeira opção de Renato. E fizeram a torcida se questionar: o que aconteceu com o antigo ídolo?

– Infelizmente tive que queimar uma substituição no primeiro tempo. Coloquei o Tardelli, que está recuperando seu futebol. E coloquei o Luciano porque é um jogador que chuta. Pode jogar por dentro e por fora. Se pudesse, faria tudo de novo da mesma forma que fiz – justificou Renato após a partida.

Nos jogos contra Athletico, pela Copa do Brasil, e Libertad, no Paraguai, Luan foi a última troca do treinador. Contra Chapecoense e Bahia, entrou acompanhado de Tardelli e Pepê, respectivamente, com uma troca anterior já efetuada. Ficar na reserva não é exatamente uma rotina para ele. Antes deste ano, o camisa 7 não ficava fora por opção técnica desde seu começo no Tricolor, em 2014.

Fim da fila

No coração dos gremistas, o Rei da América em 2017 segue muito bem cotado. O nome do jogador é ovacionado sempre que é anunciado pelos alto-falantes da Arena. Nos momentos de aquecimento, a torcida também grita o nome de Luan e comemora quando Renato o chama para entrar no jogo.

Na hierarquia, no entanto, o atacante acabou no final da fila após perder a vaga entre os titulares e passar um período para recondicionamento físico. Tardelli recuperou-se e passou a ser a principal opção para a troca no ataque. Pelas pontas, Pepê e agora Luciano fazem as funções.

    – O Luan não entrou por opção do Renato. O Grêmio não tem só o Luan. Tem o Luciano, o Tardelli. Ele (Renato) é pago para tomar essas decisões – disse o vice de futebol Duda Kroeff.

Como Renato não o vê como opção pelos lados, Luan fica como alternativa para Jean Pyerre e atrás de Tardelli em eventual substituição a André. Desde o retorno do calendário, Luan soma um gol e duas assistências e ensaia um retorno rumo ao seus melhores momentos. Mas o fato é que até agora não engrenou.

Na tarde de quarta-feira, Luan formou dupla de ataque com Tardelli em coletivo dos reservas contra jogadores do time de transição e garotos da base. O atacante marcou uma vez, em bom passe do companheiro, e, apesar de perder um pênalti, se mostrou interessado e com boa movimentação. Foi destaque da atividade.

Atalanta de olho

Em baixa no Grêmio, Luan tem tem chance de recomeçar longe de Porto Alegre. O Atalanta, da Itália, acompanha de perto sua situação, fez contatos com o estafe do atacante e tem interesse em contratá-lo. A situação ainda não avançou com o Grêmio, mas a possibilidade de saída não pode ser descartada até o dia 2 de setembro, quando se encerra o período para contratações no país.

Inicialmente, a prioridade gremista não é se desfazer de Luan. A direção também nega qualquer contato dos italianos. O certo é que o jogador começa a chegar em um momento-chave de seu contrato com o Grêmio. O vínculo vai até o final de 2020. A partir de janeiro, o valor de mercado já cai bastante. E em julho, o camisa 7 pode assinar um pré-contrato e sair sem deixar valores aos cofres gremistas.

O clube italiano disputa a Liga dos Campeões nesta temporada e já contratou o colombiano Luis Muriel para compor o ataque também com o compatriota Duván Zapata. Tem no elenco os brasileiros Rafael Tolói, ex-São Paulo, e Ibañez, ex-Fluminense.

Federação Cearense - © Copyright 2019. Todos os direitos reservados. Melhor Visualização na resolução 1024 x 768.