ligacearense.com.br

Liga Cearense de Futebol Society | Liga Futsal de Fortaleza




Notícias

21/02/2020 - 08:01:00

Basquete: Sem medalhões e com jovens à prova, basquete masculino do Brasil busca vaga na Copa América

.

A seleção brasileira masculina de basquete começa nessa sexta-feira, às 19h30, contra o Uruguai, sua corrida pela Copa América 2021. A partida acontece em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e é válida pelas eliminatórias da competição. Será o primeiro desafio do ano para os comandados de Petrovi%u0107, que têm como grande objetivo a vaga olímpica através do Pré-Olímpico da Croácia, em junho. O GloboEsporte.com transmite o jogo ao vivo, e o SporTV exibirá o VT da partida.

O formato das eliminatórias da Copa América

As eliminatórias da Copa América dividem 12 seleções em quatro grupos com quatro países em cada um. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá. As seleções se enfrentam em confrontos de ida e volta. A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.

O que busca o Brasil: vaga na Copa América e rodagem para peças secundárias

Para o início da competição, a comissão técnica optou por dar descanso à base que atuou no campeonato Mundial da China, promovendo a rodagem de jovens que possam contribuir em convocações futuras, em que o Brasil precisará de força máxima. Jogadores que não se firmaram no grupo que disputou o Mundial da China, em 2019, também serão observados.

Na segunda-feira, dia 24, o Brasil volta a enfrentar os uruguaios, só que em Montevidéu. Ainda esse ano, a seleção fará mais duas partidas pelas eliminatórias da Copa América, ambas em casa, contra Paraguai e Panamá, em novembro.

Molecada e novidades em ação

A convocação para os jogos contra o Uruguai dá oportunidade a dois jogadores muito jovens. Campeões Sul-Americanos Sub-17 com o Brasil no ano passado, no Chile, o ala-pivô Márcio dos Santos, de Franca, e o ala-armador Guilherme Santos, do Minas, estão na lista de Petrovic. São dois dos melhores jogadores Sub-17 do país.

- Márcio e Guilherme estão aqui para respirarem a seleção adulta. Precisam aproveitar o momento para evoluírem, aprenderem. São jogadores muito talentosos e que sabemos que fazem parte do futuro de renovação do basquete brasileiro - disse o técnico Aleksandar Petrovic.

Outro jovem que ganha oportunidade de mostrar serviço é Georginho, de 23 anos. O armador do São Paulo vem fazendo uma grande temporada no NBB, com médias de 15.6 pontos, 8.6 rebotes e 7.8 assistências. Cauê Borges, do Botafogo, e Dikembe, do Paulistano, completam a leva de novidades.

Nova oportunidade

A lista de convocados também conta com três atletas que foram cortados na reta final da preparação para o Mundial da China: Rafael Hettsheimeir, Jhonatan Luz e Lucas Dias. Para Petrovic, é uma chance de os jogadores mostrarem que merecem estar na convocação de maio, para o Pré-Olímpico Mundial da Croácia.

- Estamos sem alguns jogadores que entrarão na lista do Pré-Olímpico. Exceto Rafa Luz e Didi, os outros atuam no Brasil. São jogadores que podem estar com a seleção nos próximos anos, e é natural que Didi e Rafa Luz estejam. Scott Machado está jogando muito bem na Austrália, é um nome, mas essa janela é perfeita para observar com mais tempo Yago, Rafa Luz e Georginho. Confio muito nessa equipe, que pode perfeitamente jogar em um alto nível - explica Petrovic.

Os 14 convocados

Armadores
Yago Mateus - Paulistano - 1,78m
Rafael Luz - Ucam Murcia -1,88m
Georginho - São Paulo - 1,96m

Alas/Armadores
Cauê Borges - Botafogo - 1,87m
Danilo Fuzaro - Mogi das Cruzes - 1,93m
Guilherme Santos - Minas - 1,97m

Ala
Jhonatan dos Santos - Flamengo - 1,96m

Alas/Pivôs
Léo Demétrio - Flamengo - 2,08m
Du Sommer - Botafogo - 2,05m
Márcio Santos - Franca - 2,02m
Lucas Dias - Franca - 2,07m

Pivôs
Ronald Rudson - Brasília - 2,07m
Rafael Mineiro - Flamengo - 2,09m
Dikembe da Silva - Paulistano - 2,06m

Federação Cearense - © Copyright 2020. Todos os direitos reservados. Melhor Visualização na resolução 1024 x 768.