ligacearense.com.br

Liga Cearense de Futebol Society | Liga Futsal de Fortaleza




Notícias

15/10/2019 - 08:01:00

Basquete: Corinthians e São Paulo se enfrentam pela primeira vez na história do NBB CAIXA; confira algumas curiosidades do clássico paulista

.

O primeiro clássico “Majestoso” da história do NBB CAIXA acontecerá nesta terça-feira (15/10), às 20 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo na ESPN.

Duas equipes que investiram bastante nos elencos para a temporada 2019/2020 do NBB CAIXA, Corinthians e São Paulo prometem fazer um grande espetáculo dentro de quadra, com todos os ingredientes presentes em um super clássico de dois grandes clubes brasileiros.

Existente desde 1930, o clássico Majestoso, entre Corinthians e São Paulo, acontecerá pela primeira vez na história do NBB CAIXA. Esse é o clássico estadual que reúne o maior número de torcedores no Brasil, já que conta com a segunda e terceira maior torcida do país, respectivamente. Apenas o duelo entre Flamengo e Corinthians atrai mais torcedores, por serem as equipes mais populares do território brasileiro.

Tanto Corinthians quanto São Paulo retornaram ao basquete profissional recentemente. O Timão voltou na temporada 2017/2018, enquanto o Tricolor retornou na temporada passada (2018/2019). Nesse período, as equipes ainda não se enfrentaram, ou seja, será o primeiro duelo recente entre os times. Os dois clubes disputaram o Campeonato Paulista 2019, mas não se enfrentaram por estarem em grupos opostos. Nos playoffs, eles poderiam se encontrar na decisão, mas o São Paulo foi eliminado pelo Sesi Franca Basquete (Corinthians está na final).
Elencos reforçados

As duas equipes investiram forte nas contratações para o NBB CAIXA 2019/2020. O Corinthians passou por muitas mudanças no elenco. Da temporada passada, ficaram o ala/armador Kyle Fuller, o armador Ricardo Fischer, o ala Humberto e os alas/pivôs Teichmann e Douglas Santos.

Algumas figuras bem conhecidas no basquete brasileiro chegaram: o armador Arthur Pecos, o ala Felipe Vezaro e os alas/pivôs Wesley Castro e David Nesbitt. Além dos norte-americanos Anthony Johnson e Tracy Robinson.

O Tricolor do Morumbi apostou em uma mescla de experiência e juventude para a temporada 2019/2020 da maior competição do basquete brasileiro. Dentre os reforços, dois nomes se destacam pela história no NBB CAIXA: o ala Shamell, maior cestinha da história da competição, e o ala/pivô Jefferson William, bicampeão do campeonato.

Além deles, também chegaram os armadores Georginho de Paula e Cassiano, os alas Desmond Holloway e Léo Meindl, e os pivôs Mamedes, Douglas Kurtz e Murilo Becker. Da Liga Ouro 2019, ficaram o norte-americano Jalen Jones, e os jovens Danilo Penteado e Igor Araújo.

Timão em grande fase

Os primeiros passos do Corinthians na temporada 2019/2020 foram animadores para os torcedores da equipe. No Campeonato Paulista, o clube de Parque São Jorge fez uma das melhores campanhas na fase de grupos e garantiu um lugar direto nas quartas de final da competição.

No mata-mata, o time passou pelo Pinheiros nas quartas e pelo Mogi das Cruzes na fase semifinal. A decisão contra o Sesi Franca Basquete ainda está acontecendo, com vitória dos francanos no primeiro duelo (realizado no último domingo).

Além da boa campanha no Estadual, o Timão também fez bonito na fase de grupos da Liga Sul-Americana 2019. Jogando em casa, no Ginásio Wlamir Marques, o time comandado pelo treinador Bruno Savignani venceu seus três adversários (Ánimas, Ferro Carril e Defensor) e garantiu uma vaga no quadrangular semifinal da competição continental.
Estreias no Tricolor

O duelo com o Corinthians marcará a estreia de dois jogadores do São Paulo, que foram contratados recentemente: o ala Léo Meindl e o pivô Murilo Becker. Jogador do Paulistano no último NBB CAIXA, Léo Meindl estava treinando no basquete espanhol antes de acertar com o Tricolor do Morumbi. Campeão com o Bauru, na temporada 2016/2017, o ala revelado pelo Franca disputará sua nona edição da competição.

Já o experiente pivô Murilo Becker, de 36 anos, disputou o último NBB CAIXA pelo Botafogo e passou pela Liga Sorocabana no Campeonato Paulista 2019. Presente em todas as edições do campeonato, o pivô foi o MVP da temporada 2011/2012, com médias de 20,6 pontos, 9,9 rebotes e 26,0 de eficiência, no vice-campeonato do São José (vencido pelo Brasília na grande decisão).
Desfalque importante

Um dos principais jogadores do São Paulo, o ala norte-americano Desmond Holloway não estará em quadra nas primeiras partidas do Tricolor no NBB CAIXA. Isso porque o atleta sofreu uma lesão no ombro no final de setembro, durante o Campeonato Paulista, e precisará passar por uma cirurgia no local, sem previsão de volta definida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

Federação Cearense - © Copyright 2019. Todos os direitos reservados. Melhor Visualização na resolução 1024 x 768.