ligacearense.com.br

Liga Cearense de Futebol Society | Liga Futsal de Fortaleza




Notícias

17/01/2020 - 08:01:00

Basquete: Petrovic fará tour nos EUA para confirmar "sim" de Raulzinho e garantir grupo completo no Pré-Olímpico Mundial

.

Passaporte em mãos e algumas conversas na cabeça. O treinador da seleção masculina de basquete, o croata Aleksander Petrovic, irá para os Estados Unidos em fevereiro com a missão de se reunir com os brasileiros que atuam na liga profissional americana. Na agenda, conversas pessoais com o armador Raul Neto, o Raulzinho, jogador do Philadelphia 76ers, o pivô Cristiano Felício, do Chicago Bulls, e o ala Bruno Caboclo, do Memphis Grizzlies. Todos já foram contatados por telefone e deram o sinal positivo para o treinador sobre suas participações no Pré-Olímpico em junho.

Raulzinho, que foi convocado para o Mundial da China no ano passado mas ficou de fora por uma lesão no tornozelo esquerdo, tem demostrado interesse na convocação. O armador só não estaria com o grupo da seleção na Croácia, em junho, por lesão ou caso o seu time, o Philadelphia 76ers, chegue às finais da NBA, com datas reservadas entre 4 e 21 de junho, o que chocaria com a fase final de preparação para o torneio classificatório. Petrovic também irá assistir aos jogos dos times em que os brasileiros jogam: Philadelphia x Knicks (27/02), Chicago x Dallas (02/03), Brooklyn x Memphis (04/03).

Ainda não será nesta viagem que o treinador encontrará o pivô Anderson Varejão, que está sem clube desde que deixou o Flamengo em julho do ano passado. Varejão, 37 anos, mantém a forma com treinadores particulares em Cleveland, onde mora com a esposa que está grávida de uma menina que nasce em março. O técnico croata conta com Varejão, um dos destaques do Brasil na Copa do Mundo de basquete do ano passado, na China, competição em que o Brasil terminou em 13º lugar e não conseguiu vaga para os Jogos de Tóquio.

Petrovic reservou o mês de maio para conversar pessoalmente com os veteranos do grupo, além de Anderson, Alex, Marquinhos e Leandrinho. O técnico da seleção já fez tour semelhante nos primeiros dias do ano, quando viu jogos dos brasileiros que atuam na Espanha e se encontrou com os armadores Marcelinho Huertas, do Tenerife, e Rafa Luz, do Murcia, o ala Vítor Benite e o pivô Augusto Lima, ambos do San Pablo Burgos.

O Pré-Olímpico Mundial é a última chance de o Brasil disputar os Jogos de Tóquio. Para garantir sua 16ª participação olímpica, o Brasil terá que vencer o torneio com sede em Split, na Croácia, entre 26 e 28 de junho, um mês antes das Olimpíadas no Japão. A seleção brasileira está no grupo com Tunísia (23 de junho) e Croácia (24 de junho), dona da casa. Os dois melhores passam de fase e pegam os dois melhores da outra chave, que tem Rússia, Alemanha e México. Só o campeão da sede estará em Tóquio.

Oito seleções estão garantidas nas olimpíadas: Japão (país-sede), Austrália (melhor da Oceania na Copa do Mundo), Nigéria (melhor da África na Copa do Mundo), Irã (melhor da Ásia na Copa do Mundo), Estados Unidos e Argentina (dois melhores das Américas na Copa do Mundo), Espanha e França (dois melhores da Europa na Copa do Mundo). As últimas quatro vagas serão dos campeões de cada pré-olímpico.

Federação Cearense - © Copyright 2020. Todos os direitos reservados. Melhor Visualização na resolução 1024 x 768.