Colunas

10/12/2018 - 23:32:00

Chance mínima, mas tem

Nos últimos anos o Mundial de Clubes tem sido um simples passeio para os europeus por várias razões. Primeiro porque eles são infinitamente melhores como times, segundo, estão no meio da temporada e não no final como os brasileiros, por exemplo. E terceiro porque não estão nem aí com o evento. Vão lá para ganhar grana e divulgar a marca. O torneio não empolga a Europa.

Em cima disso o River Plate, campeão da América, que em tese não teria qualquer chance diante do poderoso Real Madrid, representante da UEFA, talvez possa sonhar. Não dá para comparar uma equipe com a outra em nada. Dinheiro, organização, grau de exigência e jogadores do Real estão num outro patamar.

Mas o Real vive um momento péssimo, o pior dos últimos anos. O River está com moral altíssima, após ganhar do Boca numa final histórica. Ainda respira o sucesso. E isso pode ajudar os argentinos. De zero passa a ter 5 ou com boa vontade 10%.

O estilo do River não ajuda. O Real sofreu contra japoneses, recentemente, por causa da correria. O River toca a bola como o Real. E aí há um abismo entre os times. Sei que para os espanhóis tanto faz ganhar ou perder essa decisão de “Mundial”. Mas ainda assim tem tudo para ganhar com tranquilidade.