ligacearense.com.br

Liga Cearense de Futebol Society | Liga Futsal de Fortaleza




Colunas

05/10/2017 - 13:57:00

Perfis de liderança no esporte

.


    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/federacc/public_html/modulos/colunas/vercoluna.php on line 36
Em muitos clubes e equipes esportivas é comum a mudança de um técnico de uma equipe e com os mesmos atletas começa a ter resultados melhores. Qual a motivação estes atletas tiveram com a mudança do técnico para proporcionar vitórias. Qual perfil tem este técnico? Ele é um líder?

Como podemos detectar um líder ou tentar transformar pessoas comuns em verdadeiros lideres?

O processo de conduzir pessoas com a geração de bons resultados é o que se chama de liderança e nem todos os chefes de equipes são lideres, por que o líder é saber lidar com pessoas de diferentes personalidades, culturas, religiões, ou seja, com diferenças no grupo e não querer torná-lo iguais.

Primeiramente, para o profissional de psicologia de o esporte poder trabalhar a liderança do grupo, é preciso conhecer os estilos de liderança, pois as relações humanas estar diretamente relacionada ao comportamento de pessoas.

Quanto ao estilo, a liderança pode ser:

Liderança autocrática
Liderança democrática
Liderança liberal
Liderança paternalista
No esporte, é comum se ver todos estes estilos de liderança, mais em algumas modalidades é preciso ter o estilo adequado pra poder vencer.

Os autoritários estão focados apenas nas tarefas, e as sua decisões são as idéias, pois o liderado, atleta, jamais poderá opinar em suas técnicas para a execução das tarefas, este tipo é bem comum nos esportes coletivos, mas estar perdendo força, pois a liderança participativa estar a cada dia evoluindo e as diretrizes estão sempre sendo debatidas, para saber os erros e acertos, tento um feedback entre técnico e atletas. Neste caso o próprio grupo esboça as providências para atingir o resultado solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher, este tipo é visto mais nos esportes individuais.

Os liberais são muito raros nos esportes, pois não há resultados nos com a liberdade dada por profissionais desse estilo, e também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los e o paternalismo também não dar muito certo, pois o líder e coloca no meio dos problemas pessoas dos atletas e tira o foco das competições, portanto não é o modelo adequado para atletas profissionais, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o filho, incondicionalmente.

Liderança é uma relação de interação que o líder possui características marcantes de personalidade com uma determinada situação que o qualificam para a função. É mais importante para o líder saber ouvir do que saber falar, mas importantes do que palavras são os procedimentos.

O líder esportivo deve ter as seguintes características:

Estabelecer junto ao grupo, objetivos e metas concretas
Motivar os atletas para alcançar todos objetivos e metas
Construir um ambiente social favorável
Ter apoio de um profissional da psicologia do esporte e do exercício físico
Saber se comunicar com o grupo
O atleta também apresenta muitas competências associadas à liderança e algumas competências naturais de grandes líderes esportivos que podem ser utilizadas no ambiente de competição e de treino, como:

Capacidade de assumir responsabilidades
Atuar nas suas fragilidades para gerar diferencial competitivo
Poder de superação
Fazer além do que lhe é atribuído
Fazer uso da informação para identificar concorrentes e definir estratégias
Encantar e mobilizar emoções nas pessoas
Colaboração do Prof. Mauro Viana – árbitro de futebol e em formação no curso de Psicologia Esportiva pela Associação Paulista da Psicologia do Esporte. Maiores informações – acessem www.professormauroviana.com.br

Federação Cearense - © Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Melhor Visualização na resolução 1024 x 768.